Auriculoterapia

Em 21/03/2012, publicado em: Auriculoterapia por

A auriculoterapia ou auriculoacupuntura é uma técnica terapêutica que considera a orelha como um microssistema, representando todo o corpo e suas estruturas. Esta técnica utiliza a estimulação de pontos da orelha por onde circulam numerosos nervos, que recebem e emitem informação sensorial. Ao estimular um ponto específico, reflexamente estará sendo estimulado o órgão correspondente, permitindo a regularização e o reequilíbrio do corpo ou das funções alteradas.

A indicação da auriculoterapia é muito ampla, podendo ser usada para o tratamento de cerca de 200 enfermidades, entre as quais estão as de caráter funcional, neurótico e psicótico (insônia, depressão, ansiedade, cefaléias etc.), males de caráter estrutural (dor lombar, dores nas pernas, torcicolo, artrite, artrose etc.), doenças cardiovasculares, do aparelho urinário, alérgicas, e ainda obesidade e dependências como alcoolismo, drogas e tabagismo.
Seja qual for o problema, a principal indicação é quando há necessidade de o paciente levar o tratamento para casa. Na auriculoterapia são usadas pequenas agulhas semipermanentes ou pequenas sementes, que ficam aderidas à pele da orelha por esparadrapo micropore e permanecem assim estimulando os pontos por vários dias.
As sessões costumam ser repetidas a cada sete ou dez dias, conforme a necessidade e a patologia que está sendo tratada. A auriculoterapia é compatível com todas as demais formas de tratamento, podendo ser usada como terapia complementar aos tratamentos convencionais ou de forma isolada. Além da sua eficiência, esta técnica é vantajosa por ser rápida, relativamente simples e sem efeitos colaterais.
Vanessa Horevicht, fisioterapeuta e auriculoterapeuta

Nenhuma Mensagem em “Auriculoterapia”

Deixe sua Mensagem!


7 + three =