Proteína de soja pode reduzir risco de câncer de próstata

Em 21/03/2012, publicado em: Blog Pharmactiva por

Estudo publicado no Journal of Nutrition, no mês de outubro, mostrou que o consumo de proteína de soja pode atuar na redução do o risco de câncer de próstata. É o primeiro estudo que investiga os efeitos do consumo da proteína de soja no metabolismo do estrógeno e câncer de próstata em homens.
No estudo randomizado, 58 homens, entre 50 e 85 anos, com risco de desenvolver câncer de próstata avançado ou já diagnosticados com câncer de próstata, participaram da pesquisa. Separados em três grupos, cada um deles ingeriu, por seis meses, três tipos de proteínas respectivamente: proteína isolada de soja rica em isoflavona, proteína isolada de soja com baixo nível de isoflavona e proteína do leite.
Na conclusão, a publicação científica salienta que as observações apontadas no estudo sugerem que a redução do risco de câncer de próstata pode estar relacionada com o consumo de proteína de soja, principalmente àquela rica em isoflavonas, e a síntese do estrógeno endógeno no metabolismo.
“O objetivo do estudo foi avaliar o efeito do consumo de proteína isolada de soja na eliminação de estrógeno metabólico na urina de homens com alto risco de desenvolver câncer de próstata”, disse Mindy Kruzer, autora principal do estudo e professora do Departamento de Ciência do Alimento e Nutrição da Universidade de Minnesota.
“Depois da biópsia do tecido, receptores andrógenos foram reduzidos na próstata, que representa uma redução do risco de câncer de próstata. Além disso, um número significativamente menor de evolução de câncer de próstata foi observado em homens que consumiram proteína isolada no período de seis meses. Estamos entusiasmados com os resultados, mas outros estudos deverão ser realizados”, complementou.
“Os resultados deste estudo podem ser benéficos para homens que estão em risco de desenvolverem câncer de próstata”, disse Dra. Kathryn Greaves, líder do grupo de nutrição clínica da Solae. “Se os resultados deste estudo forem replicados nos próximos, a redução do risco de câncer de próstata pode ser outra razão para se incluir soja na dieta diária”, finaliza. A soja tem sido documentada por melhorar potencialmente a saúde cardiovascular, ajudar no desempenho esportivo e administração do peso.
No Brasil
Seguindo as estimativa do INCa – Instituto Nacional do Câncer, mais de 40 mil novos casos de câncer de próstata foram apontados. Ainda de acordo com o INCa, o câncer de próstata é o mais freqüente em todas as regiões brasileiras
entre o total de tumores, exceto pele não-melanoma. “Os números da doença são alarmantes. Ainda não podemos falar de cura para este tipo de câncer, mas temos validação científica para incluir a proteína isolada da soja no nosso arsenal terapêutico”, afirma o nutrólogo e também cardiologista do IMeN – Instituto de Metabolismo e Nutrição, Daniel Magnoni.
“A soja permite uma grande variação de alimentos aliando saudabilidade e redução do risco de doenças. Considerada alimento-chave para os brasileiros, pesquisas como esta publicada no Journal of Nutrition têm demonstrado que a soja e suas diversas propriedades atuam positivamente no metabolismo humano”, complementa. “Hoje em dia, quando pensamos em soja e nutrição preventiva às doenças devemos esquecer o grão como alimento, devemos pensar nos subprodutos da soja, como as isoflavonas, a fibra, lecitina e colina”, acrescenta. “De acordo com outras pesquisas, a colina, um nutriente essencial presente na lecitina de soja auxilia no desenvolvimento de funções essenciais como a memória. Além disso, a proteína isolada do grão, ajuda a reduzir os níveis de colesterol total e LDL, e os níveis de homocisteína no sangue – que podem estar associados a danos nas artérias e assim manter o coração saudável”, explica Magnoni. Sobre a The Solae Company
Há mais de 30 anos, a The Solae Company, uma joint-venture entre DuPont Protein Technologies e Bunge Limited, realiza pesquisas para entender melhor os reais benefícios da proteína de soja à saúde. Os principais assuntos estudados pela The Solae Company são saúde cardíaca, nutrição esportiva e controle de peso. Há muitos anos, pesquisadores de mais de 180 universidades e instituições de pesquisa utilizam produtos à base de proteína de soja da The Solae Company em centenas de estudos.

Nenhuma Mensagem em “Proteína de soja pode reduzir risco de câncer de próstata”

Deixe sua Mensagem!


six - 1 =