top of page
  • Foto do escritorLuiza Metidieri Piellusch

O que é uma farmácia de manipulação?

O papel tradicional das farmácias de manipulação é fabricar medicamentos prescritos por médicos para pacientes específicos com necessidades que não podem ser atendidas por medicamentos disponíveis comercialmente.



Medicamentos manipulados


Uma criança pequena pode precisar de uma dose pequena e líquida de um medicamento feito apenas em comprimidos para adultos. Uma pessoa pode ser alérgica a um dos ingredientes na versão comercial de um medicamento.

Nesses casos, uma farmácia de manipulação faria a dosagem e a forma adequadas do medicamento, sem ingredientes ofensivos.


Temos Instalações construídas para fins específicos:

• Garantia de qualidade • Sem contaminação cruzada • Matérias-primas com qualidade de qualidade • Teste de metais pesados • Teste de produto final • Controle de temperatura • Controle de pressão e umidade • Procedimentos operacionais padrão


As manipulações compostos são feitos com elementos, que são os ingredientes individuais que são misturados na força exata e na forma de dosagem exigidas pelo paciente. Isso permite que o farmacêutico responsável pela farmácia de manipulação trabalhe com o paciente e o prescritor para personalizar um medicamento para atender às necessidades específicas do paciente.


A seguir, são apresentados alguns exemplos de como um farmacêutico de manipulação pode personalizar medicamentos com base na prescrição de um médico para atender às necessidades do paciente:

  • Personalize a força ou a dosagem.

  • Prove um medicamento (para torná-lo mais agradável para uma criança ou um animal de estimação).

  • Reformule o medicamento para excluir um ingrediente indesejado e não essencial, como lactose, glúten ou corante ao qual o paciente é alérgico.

  • Altere a forma do medicamento para pacientes que, por exemplo, têm dificuldade em engolir ou apresentam dores de estômago ao tomar medicamentos orais.


Ajudamos você a superar dificuldades em tomar medicamentos. Muitas pessoas enfrentam problemas quando tomam medicamentos:


  • Dor de estômago devido a medicação oral

  • Relutância devido ao sabor

  • Dificuldade em engolir comprimidos

  • Exigir uma dose diferente daquela disponibilizada pelo fabricante

  • Não querendo tomar nenhum medicamento – especialmente crianças ou animais de estimação.

Um farmacêutico de farmácia de manipulação pode ser capaz de fornecer soluções para desafios como esses. Trabalhando em estreita colaboração com o paciente e o prescritor, a farmácia de manipulação dá ao farmacêutico os meios para personalizar a medicação para atender às necessidades individuais de cada paciente.


Farmacêuticos compostos podem colocar drogas em líquidos com sabor especial, cremes tópicos, géis transdérmicos, supositórios ou outras formas de dosagem adequadas às necessidades exclusivas dos pacientes. A farmácia de manipulação não inclui a cópia de medicamentos disponíveis comercialmente, pois isso não é permitido por lei.


Quando é necessária uma farmácia de manipulação? Um profissional de saúde prescreverá um medicamento composto apenas quando os medicamentos comercialmente disponíveis não atenderem às suas necessidades. Se você não entender por que lhe foi prescrita uma formulação especial, pergunte ao seu médico. Se você estiver preocupado em tomar um medicamento composto e você e seu médico concordarem que pode tolerar o medicamento comercialmente disponível, você também pode perguntar se há alguma evidência de que seu resultado será melhor na formulação composta.


O que é uma farmácia de manipulação? Enquanto a maioria das farmácias oferece algum nível de farmácia de manipulação, a maioria é feita em farmácias que investiram em equipamentos e treinamento para fazê-lo com segurança e eficiência. As preparações oferecidas por essas farmácias de manipulação podem ser não estéreis (pomadas, cremes, líquidos ou cápsulas usadas em áreas do corpo onde a esterilidade absoluta não é necessária) ou estéreis (geralmente destinadas ao olho ou injeção nos tecidos do corpo ou na pele). sangue).


Todos os farmacêuticos licenciados aprendem durante seu treinamento e educação a realizar a farmácia de manipulação básica. Além disso, a maioria das farmácias possui algumas ferramentas de farmácia de manipulação, como almofariz e pilão para moer materiais, cilindros graduados para medir líquidos, balanças para pesar sólidos, espátulas para misturar materiais e placas de pomada nas quais trabalhar. Com essas ferramentas e aplicando seus conhecimentos, todos os farmacêuticos preparam rotineiramente preparações compostas não estéreis, quando solicitadas pelos prescritores.


Apenas algumas farmácias são especializadas em serviços de farmácia de manipulação. Isso significa que os farmacêuticos nessas instalações passam a maior parte do tempo compondo preparações especiais para os pacientes. As preparações feitas nessas farmácias têm maior probabilidade de incluir formas de dosagem estéreis e não estéreis. A farmácia de manipulação também ocorre em farmácias hospitalares e em outros centros de saúde.


Podemos ajudar se o seu medicamento for descontinuado. Às vezes, um grande fabricante de produtos farmacêuticos interrompe um medicamento – geralmente porque não há pacientes suficientes tomando o medicamento, e torna-se inútil continuar produzindo-o em massa. E os pacientes que ainda precisam desse medicamento? Um farmacêutico responsável pela farmácia de manipulação pode recriar esse medicamento, compondo-o, portanto, mesmo que apenas uma pessoa no mundo ainda precise desse medicamento – ou cem, ou milhares -, ele pode obtê-lo graças à farmácia de manipulação!

38 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page